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Professor: descubra como explicar matérias difíceis de um jeito fácil



Não importa qual seja a disciplina ensinada ou a faixa etária dos alunos: é fundamental que um professor seja didático. Além de táticas como games e demais recursos tecnológicos que, de fato, auxiliam na compreensão, é preciso trabalhar táticas para fazer com que as aulas sejam compreensíveis.

Uma boa dica nesse sentido é criar um método a ser seguido em todas as aulas, para que os alunos se acostumem com essa lógica e captem novos tópicos cada vez mais facilmente. Se interessou por essa técnica? Então confira o passo a passo elaborado pela Universia Brasil e transforme suas aulas!

1 - Foque em tópicos 

Divida o assunto em pequenas partes e domine cada uma delas. Assim, ficará mais fácil explicar suas funções e particularidades para a turma.

2 - Use livros didáticos

Ter um material de apoio é muito importante, até mesmo para obter referências. Antes de escolher um livro ou apostila, compare diferentes autores para verificar se as teorias correspondem e qual texto é mais compreensível. É importante também prestar atenção se o material tem bons exemplos e se eles são claros, pois é mais fácil explicar a matéria com os exemplos já detalhados pelos autores que criar todos novos.

3 – Use a lousa como um recurso


Muitos professores não têm o costume de utilizar a lousa em suas explicações, porém, ela pode ser uma ferramenta muito efetiva. Construir diagramas, linhas do tempo ou mesmo desenhar enquanto dá aula pode ser muito eficaz para a construção do conhecimento nos alunos.

4 – Dê exemplos


É fundamental citar exemplos em suas aulas. Eles facilitam a compreensão da teoria e dão forma aos conceitos, o que simplifica o aprendizado do aluno. Assegure-se de que seus exemplos são próximos, também, a realidade dos estudantes, pois não adianta oferecer modelos que os alunos não irão entender.

5 – Peça feedbacks


Ao final da explicação, confira se a turma realmente entendeu o que foi passado, fazendo perguntas para obter feedback. Seja específico perguntando, por exemplo, qual o tema que eles mais gostaram e o que ainda têm dúvidas, para poder focar melhor na aula seguinte.

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