O mundo mudou e com ele os alunos. Sabemos que o aluno de hoje não é mais aquele mesmo aluno de antigamente que aceitava tudo que o professor dizia. Hoje o professor tem que ser dinâmico criativo e buscar diversos métodos para conseguir chamar a atenção desse novo aluno.
Lendo alguns textos sobre a postura do professor em sala de aula, encontrei um bem interessante do Antônio Tadeu Ayres, que fala como despertar e manter a atenção dos alunos. Ele fala sobre 10 coisas que o professor não deve fazer e 10 coisas e que ele deve fazer para manter a atenção dos mesmos. Iremos listar aqui as 5 que considero mais importante do que ele deve e o que não deve fazer.
Então vamos as 5 primeiras do que o professor NÃO deve fazer em sala de aula:
1- Evite falar vagarosamente ou depressa demais. No primeiro caso, os alunos ficarão rapidamente com sono e no segundo, ficarão ansiosos
2- Não cometa o erro de dar aula sentado na cadeira. Além de não ser ético provocará falta de interesse pela sua aula.
3- Não fique reivindicando sua autoridade. Respeito não se exige, conquista-se.
4- Não grite com seus alunos. Fale com segurança e firmeza.
5- Não fique reclamando das más condições da sala Aprenda a fazer quase tudo com quase nada.
Agora vamos as 5 coisas que o professor DEVE fazer:
1- Movimente-se pela sala enquanto fala. Enquanto fala vá algumas vezes até o fundo da sala e continue falando de lá. Só fique a frente quando estiver usando o quadro.
2- Utilize frequentemente o silêncio. As pausas são importantes para chamar a atenção do aluno
3- Não se irrite com as brincadeiras dos alunos e aceite-as, a menos que seja de mau gosto. Use as brincadeiras, sempre que possível, para passar o conteúdo que está dando.
4- Seja sempre cortês e demonstre amizade sincera. Os alunos gostam de chamar o professor de amigo.
5- Mantenha contato visual com seus alunos. Ajuda a mantê-los atentos e ajuda na autoestimas deles.
Essas dicas podem sim ser úteis se o professor se esforçar. Porém, outros detalhes também são importantes, como veremos a seguir:
O professor precisa ser honesto, seguro e ter domínio do assunto;
Os alunos precisam sentir que as aulas interessam a eles, o conteúdo precisa ter um valor prático na vida dos alunos;
Outro detalhe importante é a atitude do professor frente ao ensino. O professor tem demonstrar para os alunos que gosta de estar ali, que ele tem interesse na aula. O bom professor ensina com o coração.
Referência
Ayres, Antônio Tadeu. Prática Pedagógica Competente: ampliando os saberes do professor. 5ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 2011.