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Modelo de relatório final: Ensino Fundamental





Relatório final da turma do 2º ano
 Ensino Fundamental/2015

Escola: ________________________

Durante esse ano procuramos a melhor forma de elaborar, propor e realizar diversas atividades que pudessem atrair a concentração das crianças, para que elas fossem capazes de aprender e desenvolver-se de acordo com seu ritmo, todas as formas de linguagem corporal, oral e visual. O desenvolvimento da escrita e da leitura foi acontecendo respeitando o tempo de cada um. Ao final do ano a maioria das crianças está no nível de escrita alfabética, alguns ainda apresentam dificuldade na produção individual de escrita porque têm seus ritmos próprios, suas dificuldades específicas e também histórias de vida que interferem no andamento de sua rotina escolar e contato com o mundo letrado diferente, o que é normal visto que somos seres únicos e devemos valorizar e respeitar essas especificidades.
Em toda atividade de leitura e escrita proposta, procuramos respeitar a função social dessas práticas. Dessa forma as crianças puderam perceber que tudo que escrevemos será lido por alguém e que, dessa forma, é fundamental que usemos linguagem própria para a escrita, que prestemos atenção à pontuação e a ortografia correta das palavras. Mas, vale ressaltar, que o nível da turma no início do ano letivo/2015, apresentava uma grande dificuldade, reduzindo em 50% as chances de um aprendizado completo e com todas as habilidades específicas que requer o 2º ano, já que para a maioria o processo teria que ser iniciado da etapa mais simples.
A leitura diária feita pelo professor e a leitura compartilhada (feita de duas a três vezes durante a semana) de textos de diferentes gêneros e seus diferentes portadores foi fundamental para o enriquecimento do vocabulário dos alunos, para que tivessem a oportunidade de contato com textos bem escritos, para que pudessem perceber as diferentes formatações e elementos estruturais, além é claro, de fornecer elementos para que pudessem elaborar seus próprios textos de forma clara, coesa, respeitando a ordem cronológica dos fatos, fornecendo detalhes sobre cenários, personagens e acontecimentos usando criatividade.
Tivemos uma atenção especial para a leitura fluente e produção textual, procurando orientá-los na escrita de diferentes gêneros textuais sempre motivando os mesmos para romperem com as dificuldades que se iam apresentando. A troca de experiência ocorreu durante o desenvolvimento de todas as atividades. A socialização do conhecimento sempre foi muito incentivada e tornou-se uma prática constante e natural. Os alunos puderam comparar à escrita e a leitura com as dos amigos e isso gerou muitos avanços.
A amizade, o companheirismo, a solidariedade e o carinho foram pontos positivos importantes para o crescimento pessoal e cognitivo. Quando um aluno notava que o outro estava com dificuldade sempre se oferecia para auxiliá-lo.
Os trabalhos em duplas e grupos sempre ocorreram de forma harmoniosa e sempre foram ferramentas importantes para a superação dos obstáculos.
No 4ª bimestre ocorreu o fechamento de alguns projetos: BOLSA DA LEITURA, MARATONA DA LEITURA E FERINHAS DO SABER com apresentações, contações de histórias e varais de leitura. Acreditamos que a permanência constante de projetos, facilitou muito a construção da leitura fluente, do entendimento do que se ler e de produções textuais mais coerentes.
O trabalho em matemática sempre foi mais fácil para os alunos, pois sua visão de mundo na matemática é mais popular, os assuntos abordados foram os exigidos nos planejamentos mensais, com uma proporção de grande relevância para a vida da criança, acreditamos que muito desses assuntos poderão ser consolidados na etapa seguinte, que fecha o ciclo de alfabetização do aluno. Com atividades lúdicas, produtivas e desafiadoras e o auxilio individual do professor os alunos conseguiram progredir no nível de entendimento. Cada criança teve oportunidade de usar o que já sabiam para aprender o que ainda precisavam e iam vencendo, pouco a pouco, seus temores, suas inseguranças e se lançavam ao novo com vontade e confiança.
ALUNOS QUE APRESENTARAM MAIOR DIFICULDADE
Três alunos tiveram mais dificuldades para entender o processo de leitura e escrita: O Thiago, o Jefferson e o Issac. Cujos problemas dos mesmos já havia sido relatado ao núcleo gestor e aos seus familiares em reuniões periódicas e visitas domiciliares. Jefferson é um aluno muito faltoso, está no nível silábico- alfabético na lista de palavras (sondagem de escrita), porém, ainda apresenta muita dificuldade na produção de diferentes tipos de textos (mesmo na reescrita de textos que se sabe de memória). Com auxilio individual consegue redigir pequenos textos, mas, ainda está inseguro e necessita de muito estímulo e apoio no desenvolvimento desse tipo de atividade. Issac encontra-se no nível pré-silábico II, apresenta muita vontade de aprender, mas é interrompido pela ausência em sala de aula (faltoso), aprendeu o nome completo, algumas letras e em alguns momentos consegue ler palavras estabilizadas, necessita muito de ajuda individual para que se aproprie do sistema de escrita e leitura com propriedade.Thiago, aluno pré-silábico, pouco sociável, sem coordenação motora, ausenta-se muito da sala de aula (faltoso). Não reconhece as letras, não conseguiu escrever seu nome durante o processo. Tem uma boa memória, mas, diante de todas as ações desenvolvidas para crescimento deste aluno sem êxito, acreditamos que o mesmo necessite além de reforço individual, de consultas com profissionais especializados em dificuldades de aprendizagem como o psicopedagogo. Apesar dessas dificuldades relatadas, podemos afirmar que o progresso dos mesmos no último bimestre foi melhor do que os anteriores. Mas, ainda não possuem as habilidades necessárias, exigida para a alfabetização com autonomia. Necessitando de maior apoio e orientações na execução das tarefas.


Os demais alunos da turma (10), são leitores seguros, conseguem interpretar e demonstram diferentes habilidades tanto em leitura quanto em matemática, acreditamos que até o final do ciclo de alfabetização, estes poderão exercer com autonomia seus aprendizados, bem como, formular, escrever, ler e compreender qualquer tipo de gênero apresentado.


Dezembro de 2015.



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(Professora)

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