Ideias que jogam contra o ensino
A Revista Nova Escola fez uma reportagem apresentando 15 mitos que é recorrente no mundo da educação. Ideias como: criança pobre não aprende. Meninos são melhores em Matemática. A repetência sempre melhora o desempenho. Vale a pena analisar como interferem em sua prática. Seus alunos vão agradecer
Veja abaixo os 15 mitos e reflita sobre eles:
1-Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
Por que é um mito A docência não é uma capacidade inata, e sim uma carreira que, como outras, pressupõe esforço pessoal e formação que possibilitem o domínio de aspecto teóricos e práticos ligados à aprendizagem.
2- A função mais importante da escola é formar cidadãos
Por que é um mito Não se pode desvalorizar a cultura escolar propriamente dita para dar mais importância a dimensões extracurriculares.
3- Criança pobre não aprende
Por que é um mito Todos podem aprender, independente de sua condição socioeconômica
4- Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos
Por que é um mito A escola, além de dar conta do currículo das disciplinas, também é um espaço de socialização, em que se aprendem regras de convivência e o respeito às diferenças
5- Para os pequenos, livros ilustrados e com textos curtos são os melhore
Por que é um mito Desde cedo, as crianças precisam ter contato com bons livros, não só com belas ilustrações, mas também com narrativas de qualidade. Isto é o que torna a leitura mais prazerosa
6- Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas
Por que é um mito Há casos de sucessos e fracassos nas diferente organizações familiares. A existência de um núcleo tradicional-com pai, mãe e filhos-não determina a maior atenção à Educação em casa
7-Meninos são melhores em Matemática
Por que é um mito Todos possuem a mesma capacidade de aprendizagem, independente do sexo
8- Creche é um mal necessário
Por que é um mito Ter um bom desenvolvimento na primeira infância é um dos fatores que mais influencia o sucesso escolar. Mais do que cuidar da criança e alimentá-la a creche tem como função, proporcionar diferentes experiências de socialização a ela
9- A repetência sempre melhora o desempenho
Por que é um mito Vários estudos apontam que a reprovação tem um alto custo educacional. Quanto mais o estudante repete maiores as possibilidades de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola
10- Sem as possibilidades de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor
Por que é um mito A reprovação não é um mecanismo de punição, e sim um medida extrema tomada quando não há possibilidade de o aluno avançar. A autoridade do professor é garantida quando ele trata os estudantes com respeito, domina os conteúdos de sua disciplina e apresenta propostas desafiadoras intelectualmente, que os fazem progredir
11- A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino
A Por que é um mito Apenas copiar ou fazer exercícios repetitivos não garantem a aprendizagem dos alunos
12- Trabalho em grupo sempre gera Indisciplina
Por que é um mito O movimento em classe e a troca de ideia podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem
13- É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes
Por que é um mito A principal função da instituição é ensinar os conteúdos curriculares. Não é por meio de elogios rasgados e premiação para os que fazem as tarefas mais rapidamente que a garotada vai se sair bem
14- Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica
Por que é um mito Aprender pressupõe um esforço cognitivo e requer força de vontade, disciplina, concentração e dedicação. Atividades dinâmicas e divertidas não garantem, necessariamente, todas essas condições em sala.
15- Conteúdo dado é conteúdo aprendido
Por que é um mito Ensino e aprendizagem são processos distintos. O professor ensina, propõe atividades e problemas, mas isso não significa que todos aprendam da mesma forma.
REFERÊNCIA
FERNANDES, Elisângela. Revista Nova Escola: Ideias que jogam contra o ensino. São Paulo: Editora Abril, Março de 2011.
Reportagem completa: Nova Escola