Foto: ausenda.wordpress.com
Olá! Inicio este texto dizendo que na minha opinião (sim, eu sei que não sou dona da verdade..rs), o nosso trabalho de intervenção deve focar na correção da escrita ilegível e não na letra feia. Tá, eu sei que ter letra bonita é tudo de bom, mas vamos deixar claro que também não é sinônimo de inteligência..rs
Também gostaria de dizer que esta atividade vai servir para muitas crianças e não somente para aquelas que estejam apresentando sinais de disgrafia. Foi organizada supondo que você tenha feito uma avaliação com a criança e verificado que um dos motivos para sua letra ilegível é porque comete erros no traçado da letra, por exemplo, repete movimentos desnecessários. Ou então, não sabe direito por onde começar a letra.
Você vai precisar:
- Uma pasta com 26 plásticos. Dentro de cada plástico você coloca uma letra do alfabeto com setas para sinalizar a direção que as letras devem ser escritas (veja imagem);
- cartões com imagens para associação com as letras (já ajuda na alfabetização);
- massinha de modelar;
- pequenos prendedores (pode ser clips);
- canetinha;
- flanela.
Procedimento:
A criança inicia fazendo a letra com a massinha de modelar. Depois procura quais dos cartões contêm uma figura cujo nome inicia com a letra que estiver sendo trabalhada e fixa com o prendedor na pasta. Por fim, passa a canetinha na letra (observando a indicação das setas) por cima do plástico. Apaga com a flanela e refaz o movimento.
É importante o registro desta atividade, ou seja, ao terminar peça para a criança escrever em um papel para ver se ela compreendeu.
De uma maneira geral as crianças gostam muito de levar esta pasta para completar em casa.
Fonte: http://www.psicosol.com/disgrafia-atividade-para-intervencao/
Gostou? Compartilhe