contrastava com a escola bastante grande. Quando o
menininho descobriu que podia ir à sua sala caminhando pela
porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande
quanto antes.
Uma manhã a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho!
-Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar.
Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... Pegou sua
caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
A professora então disse:
- Esperem, ainda não é hora de começar! Ela esperou até que
todos estivessem prontos e disse:
- Agora nós iremos desenhar flores.
O menininho começou a desenhar bonitas flores com seus
lápis rosa, laranja e azul, quando escutou a professora dizer:
- Esperem! Vou mostrar como fazer! E a flor era vermelha
com o caule verde. Assim, disse a professora. Agora vocês
podem começar a desenhar.
O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para
a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer
isso... Virou o papel e desenhou uma flor igual a da
professora. Era vermelha com o caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar
livre, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro.
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com
barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes,
camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e
amassar a sua bola de barro. Então a professora disse:
- Esperem! Não é hora de começar! Ela esperou até que todos
estivessem prontos.
-Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato. Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de
todas as formas e tamanhos. A professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês
podem começar. E o prato era um prato fundo.
O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o
próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer
isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez
um prato fundo igual ao da professora.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a
fazer as coisa exatamente como a professora. E muito cedo
ele não fazia mais coisas por si próprio.
Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola.
Esta escola era maior ainda que a primeira. Ele tinha que
subir grandes escadas até a sua sala.
Um dia a professora disse:
- Hoje nós vamos fazer um desenho
Que bom! Pensou o menininho e esperou que a professora
dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala.
Quando veio até o menininho perguntou:
-Você não quer desenhar?
-Sim, o que nós vamos fazer?
-Eu não sei até que você o faça
- Como eu posso fazê-lo?
-Da maneira que você gostar
-E de que cor?
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas
cores, como eu posso saber qual é o desenho de cada um?
-Eu não sei! Respondeu por fim o menininho e começou a
desenhar uma flor vermelha com o caule verde
Helen E, Buckley
Não seja um professor autoritário, tradicional. Na escola atual não há espaço para esse tipo de profissional. Seja um professor dinâmico, criativo e que instigue seus alunos a pensar. E você que tipo de professor quer ser ou é?