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O menininho





Era uma vez um menininho bastante pequeno que 
contrastava com a escola bastante grande. Quando o 
menininho descobriu que podia ir à sua sala caminhando pela 
porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande 
quanto antes. 
Uma manhã a professora disse: 
- Hoje nós iremos fazer um desenho! 
-Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. 
Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... Pegou sua 
caixa de lápis de cor e começou a desenhar. 
A professora então disse: 
- Esperem, ainda não é hora de começar! Ela esperou até que 
todos estivessem prontos e disse: 
- Agora nós iremos desenhar flores. 
O menininho começou a desenhar bonitas flores com seus 
lápis rosa, laranja e azul, quando escutou a professora dizer: 
- Esperem! Vou mostrar como fazer! E a flor era vermelha 
com o caule verde. Assim, disse a professora. Agora vocês 
podem começar a desenhar. 
O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para 
a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer 
isso... Virou o papel e desenhou uma flor igual a da 
professora. Era vermelha com o caule verde. 
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar 
livre, a professora disse: 
- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro. 
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com 
barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, 
camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e
amassar a sua bola de barro. Então a professora disse: 
- Esperem! Não é hora de começar! Ela esperou até que todos 
estivessem prontos. 
-Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato. Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de 
todas as formas e tamanhos. A professora disse: 
- Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês 
podem começar. E o prato era um prato fundo. 
O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o 
próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer 
isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez 
um prato fundo igual ao da professora. 
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a 
fazer as coisa exatamente como a professora. E muito cedo 
ele não fazia mais coisas por si próprio. 
Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. 
Esta escola era maior ainda que a primeira. Ele tinha que 
subir grandes escadas até a sua sala. 
Um dia a professora disse: 
- Hoje nós vamos fazer um desenho 
Que bom! Pensou o menininho e esperou que a professora 
dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. 
Quando veio até o menininho perguntou: 
-Você não quer desenhar? 
-Sim, o que nós vamos fazer? 
-Eu não sei até que você o faça 
- Como eu posso fazê-lo? 
-Da maneira que você gostar 
-E de que cor? 
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas 
cores, como eu posso saber qual é o desenho de cada um? 
-Eu não sei! Respondeu por fim o menininho e começou a 
desenhar uma flor vermelha com o caule verde

Helen E, Buckley 



Não seja um professor autoritário, tradicional. Na escola atual não há espaço para esse tipo de profissional. Seja um professor dinâmico, criativo e que instigue seus alunos a pensar. E você que tipo de professor quer ser ou é?

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