Pular para o conteúdo principal

50 Atividades para professores de maternal - Imperdíveis!







Aqui listamos 50 atividades que sabemos que são muito importantes. Confira abaixo e conforme sua possibilidade, adapte cada uma delas às suas aulas.
  1. Manusear livros de histórias (pano ou de plástico). Construa livros gigantes usando papelão, feltro ou EVA, com imagens coloridos que chamam a atenção dos pequenos.
    Livro de feltro do Meu Artesanato.
  2. Manusear revistas infantis... escolha revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e assim, dar início a uma nova atividade.
  3. Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).
  4. Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches e dedoches. Estes fantoches e dedoches podem ser facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros materiais reciclados. 
  5. Fazer o reconto das histórias lidas (professor).
  6. Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
  7. Colocar o nome da criança em tamanho grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas.
  8. Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixa-la rabiscar livremente. 
  9. Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis... 
  10. Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. Ex.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
  11. Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. Ex.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
  12. Trabalhar cores e atividade corporal com a seguinte atividade: encha várias garrafas com papel crepom rasgado de várias cores (em cada garrafa uma cor), água e detergente. Não encha completamente. Tampe bem e chacoalhe para colorir e fazer bolhas. Você também pode uni-las com fitas coloridas para que as crianças possam rolar em cima.
  13. Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
  14. Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
  15. Registrar a rotina no quadro.
  16. Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
  17. Brincar de empilhar e encaixar caixas vazias de embalagens diversas.
  18. Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
  19. Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
  20. Soltar objetos dentro de uma caixa e pegar novamente.
  21. Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
  22. Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
  23. Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
  24. Saltar pequenos obstáculos feitos com caixas de papelão, caixas de sapato, pneus...
  25. Bater bola no chão e agarrar em seguida.
  26. Encaixar blocos em orifícios diversos feitos com caixas de papelão e potes plásticos.
  27. Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
  28. Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
  29. Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
  30. Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
  31. Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
  32. Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
  33. Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
  34. Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. 
  35. Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
  36. Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
  37. Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
  38. Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
  39. Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
  40. Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
  41. Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
  42. Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
  43. Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
  44. Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
  45. Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
  46. Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
  47. Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
  48. Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
  49. Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
  50. Brincar e desenvolver atividades corporais com túneis de caixa de papelão, pneus e outros materiais 

Recomendado

loading...

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai dispensar escolas de cumprir 200 dias letivos

O governo prepara uma medida provisória para liberar as escolas do país da exigência legal de cumprir 200 dias letivos em 2020. Por causa do avanço no novo coronavírus, as aulas estão suspensas em boa parte do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases estabelece que as escolas cumpram todo ano, no mínimo, 200 dias letivos, distribuídos em dois semestres, totalizando 800 horas de aula. Com as medidas de restrição impostas por diversos Estados e municípios, a avaliação é que será muito difícil cumprir a exigência. A dispensa valerá para o ensino fundamental e médio de todas as escolas, públicas e privadas. Ela não se aplica à educação infantil, já que, para os alunos dessa faixa, não há exigência legal do cumprimento do calendário de 200 dias letivos.
Continue lendo na CNNBRASIL

Rotina para a primeira semana de aula

Olá!
Confira essa rotina feita pelo blog Ensinando com Carinho:
Clique para ampliar






Blog Ensinado com Carinho

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos, eles vão co…

Leia também

loading...