Pular para o conteúdo principal

50 Atividades para professores de maternal - Imperdíveis!







Aqui listamos 50 atividades que sabemos que são muito importantes. Confira abaixo e conforme sua possibilidade, adapte cada uma delas às suas aulas.
  1. Manusear livros de histórias (pano ou de plástico). Construa livros gigantes usando papelão, feltro ou EVA, com imagens coloridos que chamam a atenção dos pequenos.
    Livro de feltro do Meu Artesanato.
  2. Manusear revistas infantis... escolha revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e assim, dar início a uma nova atividade.
  3. Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).
  4. Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches e dedoches. Estes fantoches e dedoches podem ser facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros materiais reciclados. 
  5. Fazer o reconto das histórias lidas (professor).
  6. Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
  7. Colocar o nome da criança em tamanho grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas.
  8. Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixa-la rabiscar livremente. 
  9. Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis... 
  10. Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. Ex.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
  11. Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. Ex.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
  12. Trabalhar cores e atividade corporal com a seguinte atividade: encha várias garrafas com papel crepom rasgado de várias cores (em cada garrafa uma cor), água e detergente. Não encha completamente. Tampe bem e chacoalhe para colorir e fazer bolhas. Você também pode uni-las com fitas coloridas para que as crianças possam rolar em cima.
  13. Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
  14. Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
  15. Registrar a rotina no quadro.
  16. Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
  17. Brincar de empilhar e encaixar caixas vazias de embalagens diversas.
  18. Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
  19. Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
  20. Soltar objetos dentro de uma caixa e pegar novamente.
  21. Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
  22. Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
  23. Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
  24. Saltar pequenos obstáculos feitos com caixas de papelão, caixas de sapato, pneus...
  25. Bater bola no chão e agarrar em seguida.
  26. Encaixar blocos em orifícios diversos feitos com caixas de papelão e potes plásticos.
  27. Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
  28. Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
  29. Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
  30. Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
  31. Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
  32. Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
  33. Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
  34. Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. 
  35. Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
  36. Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
  37. Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
  38. Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
  39. Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
  40. Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
  41. Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
  42. Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
  43. Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
  44. Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
  45. Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
  46. Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
  47. Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
  48. Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
  49. Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
  50. Brincar e desenvolver atividades corporais com túneis de caixa de papelão, pneus e outros materiais 

Postagens mais visitadas deste blog

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos...

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista

Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial que recebe em situações co...