Pular para o conteúdo principal

Como despertar e manter a atenção dos alunos



O mundo mudou e com ele os alunos. Sabemos que o aluno de hoje não é mais aquele mesmo aluno de antigamente que aceitava tudo que o professor dizia. Hoje o professor tem que ser dinâmico criativo e buscar diversos métodos para conseguir chamar a atenção desse novo aluno.
Lendo alguns textos sobre a postura do professor em sala de aula, encontrei um bem interessante do Antônio Tadeu Ayres, que fala como despertar e manter a atenção dos alunos. Ele fala sobre 10 coisas que o professor não deve fazer e 10 coisas e que ele deve fazer para manter a atenção dos mesmos. Iremos listar aqui as 5 que considero mais importante do que ele deve e o que não deve fazer.
Então vamos as 5 primeiras do que o professor NÃO deve fazer em sala de aula:

1-  Evite falar vagarosamente ou depressa demais. No primeiro caso, os alunos ficarão rapidamente com sono e no segundo, ficarão ansiosos
2- Não cometa o erro de dar aula sentado na cadeira. Além de não ser ético provocará falta de interesse pela sua aula.
3- Não fique reivindicando sua autoridade. Respeito não se exige, conquista-se.
4- Não grite com seus alunos. Fale com segurança e firmeza.
5- Não fique reclamando das más condições da sala Aprenda a fazer quase tudo com quase nada.


Agora vamos as 5 coisas que o professor DEVE fazer:

1- Movimente-se pela sala enquanto fala. Enquanto fala vá algumas vezes até o fundo da sala e continue falando de lá. Só fique a frente quando estiver usando o quadro.
2- Utilize frequentemente o silêncio. As pausas são importantes para chamar a atenção do aluno
3- Não se irrite com as brincadeiras dos alunos e aceite-as, a menos que seja de mau gosto. Use as brincadeiras, sempre que possível, para passar o conteúdo que está dando.
4- Seja sempre cortês e demonstre amizade sincera. Os alunos gostam de chamar o professor de amigo.
5- Mantenha contato visual com seus alunos. Ajuda a mantê-los atentos e ajuda na autoestimas deles.


Essas dicas podem sim ser úteis se o professor se esforçar. Porém, outros detalhes também são importantes, como veremos a seguir:
O professor precisa ser honesto, seguro e ter domínio do assunto;
Os alunos precisam sentir que as aulas interessam a eles, o conteúdo precisa ter um valor prático na vida dos alunos;
Outro detalhe importante é a atitude do professor frente ao ensino. O professor tem demonstrar para os alunos que gosta de estar ali, que ele tem interesse na aula. O bom professor ensina com o coração.

Referência 
Ayres, Antônio Tadeu. Prática Pedagógica Competente: ampliando os saberes do professor. 5ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 2011.

Postagens mais visitadas deste blog

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista

Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial que recebe em situações co