Pular para o conteúdo principal

Aprenda como fazer um trabalho acadêmico segundo as Normas ABNT


Não bastasse o desespero que se instaura quando é necessário desenvolver um trabalho acadêmico, ainda é necessário prestar demasiada atenção e seguir corretamente as normas da ABNT. Esse fantasma, que assombra a vida dos estudantes, não é seguido à toa, essa padronização estabelece um modelo que auxilia a compreensão de todo conteúdo. E as regras são válidas também para desenvolvimento, fabricação e desenvolvimento de produtos, que os tornam mais eficientes e seguros.
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada em 1940 e é o órgão responsável pela normalização técnica do país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Em um trabalho acadêmico, existem elementos da estrutura que não podem faltar em hipótese alguma, e podemos dividir em pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo, sumário; textuais: próprio trabalho, com introdução, desenvolvimento e considerações finais; e pós-textuais: referências e outros elementos adicionais como: apêndice, anexo e glossário.
Vamos tentar desmistificar o uso de algumas regras utilizadas, a fim de facilitar a vida de nossos leitores, começando pelo uso de citações.
Imagine você, o trabalho que determinado autor teve para elaborar um livro ou artigo, e depois de pronto o material, toda sua obra ser tomada como própria por outros inúmeros usuários? A citação serve para dar crédito ao autor de determinada ideia que compôs sua obra, copiar e não citar a obra não é apenas deselegante, como também crime de plágio.
Existem três tipos de citação:
  1. Direta (onde você transcreve o conteúdo do livro, citando autor, ano e página da publicação)
  2. Indireta (quando uma ideia é desenvolvida a partir de uma obra e você cita nome e ano da publicação)
  3. Citação de citação (citação de um conteúdo que foi citado na obra que você está consultando)
Referências são obrigatórias, pois além de citar os autores no corpo do texto, é necessário criar uma lista com os nomes de livros, filmes, monografias, mapas, etc, que foram utilizados para compor o produto final.
Sumários norteiam toda análise do conteúdo, tem um artigo que auxilia na criação de sumários automáticos. Além desta ajuda, é possível também baixar gratuitamente um arquivo com extensão.doc, com margem e estruturação já definida.
A lista de itens é grande, mas com essa gama de informações disponíveis, não há mais desculpas para pintar a formatação de seu trabalho acadêmico como um bicho de sete cabeças!
Mãos à obra e boa sorte!

Recomendado

loading...

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai dispensar escolas de cumprir 200 dias letivos

O governo prepara uma medida provisória para liberar as escolas do país da exigência legal de cumprir 200 dias letivos em 2020. Por causa do avanço no novo coronavírus, as aulas estão suspensas em boa parte do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases estabelece que as escolas cumpram todo ano, no mínimo, 200 dias letivos, distribuídos em dois semestres, totalizando 800 horas de aula. Com as medidas de restrição impostas por diversos Estados e municípios, a avaliação é que será muito difícil cumprir a exigência. A dispensa valerá para o ensino fundamental e médio de todas as escolas, públicas e privadas. Ela não se aplica à educação infantil, já que, para os alunos dessa faixa, não há exigência legal do cumprimento do calendário de 200 dias letivos.
Continue lendo na CNNBRASIL

Rotina para a primeira semana de aula

Olá!
Confira essa rotina feita pelo blog Ensinando com Carinho:
Clique para ampliar






Blog Ensinado com Carinho

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos, eles vão co…

Leia também

loading...