Pular para o conteúdo principal

10 dicas para melhorar sua memória ao estudar


Como é ruim quando lemos e relemos um assunto e nada de entrar em nossa mente, ou quando estamos em meio a uma prova e dá aquele “branco”. O tempo passa e a resposta não vem… Meu Deus, estava na ponta da língua! Calma, meu povo! Existem técnicas que podem ajudar a melhorar a memorização e aí vão elas:
1. Mantenha seu pensamento organizado.
Ordene aquilo que deseja lembrar. Assim como memorizar passagens bíblicas, por exemplo: a Bíblia possui 66 livros, divididos em Velho e Novo testamento. O Velho tem 39, que vai de Gênesis a Malaquias e o Novo 27, que vai de Mateus a Apocalipse.
2. Use métodos de relaxamento.
Assim que for começar a estudar algo, procure respirar pausadamente e relaxe toda sua musculatura. Ao relaxar os músculos reduzirá a ansiedade sentida antes de se aprender algo novo.
3. Utilize estratégias mnemônicas (conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização).
Faça com que o seu aprendizado seja mais rápido utilizando métodos diferentes de simples leituras. Exemplo: Como gravar os princípios da Administração Pública do art. 37 da Constituição? Use a sigla LIMPE, formada pelas primeiras letras de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
4. Use a estratégia de associação.
Ajuda bastante a memorizar quando se associa o que está lendo com o que se passa em sua volta. Por exemplo: associe um numeral àquele ônibus que passou, quando precisar lembrá-lo, pense no número do ônibus que terá que pegar.
5. Não perca noites de sono.
Valorize aquele soninho gostoso! Durma de 6 a 8 horas por noite.
6. Utilize rimas e músicas que envolvam o conteúdo.
7. Não deixe para depois.
Faça agora aquilo que for necessário! Se for um recado ligue logo para a pessoa ou deixe um bilhete na geladeira.
8. Revise com frequência.
Sempre que possível revise o que foi estudado, pois quanto maior o tempo de exposição daquele conceito, mais fácil será para memorizar.
9. Mantenha sua saúde em dia.
Cuide bem do seu corpo e mente. Pratique exercícios físicos e coma alimentos saudáveis. Males como uma simples gripe ou resfriado podem atrapalhar sua memorização.
10. Descanse o seu cérebro.
Da mesma forma que o corpo, o cérebro também precisa de descanso. Dê um tempo para ele, assim a mente terá tempo para assimilar melhor o que foi estudado. Após cada 1 hora de estudo tire uns dez minutos para descansar.
Fonte: Gran Cursos

Postagens mais visitadas deste blog

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos...

Carlos Decotelli é o novo Ministro da Educação

Carlos Decotelli da Silva é novo ministro da Educação. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o professor na tarde desta quinta-feira (25). Trata-se de um perfil técnico, ao contrário do antecessor, Abraham Weintraub. Decotelli, que é professor, presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no início do governo Jair Bolsonaro, mas deixou o cargo no ano passado para dar lugar a Sérgio Dias, um indicado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Oficial da reserva da Marinha, o novo ministro é especialista em finanças, administração e educação. Foi professor de Pós-Graduação em Finanças na Fundação Dom Cabral e na FGV; professor e membro da equipe de criação do curso de Pós-Graduação em Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC RS. Foi um dos pioneiros no Brasil na criação dos cursos MBA Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes. Além de ter atuado como pr...