CD ACOLHIDA

Lindas camisetas de Pedagogia(CLIQUE NA FOTO)

FAÇA AQUI SUA PESQUISA

sábado, 4 de janeiro de 2014

Use sua nota do ENEM para fazer Pedagogia








PEDAGOGIA

Aproveite sua nota do ENEM e faça sua inscrição para o curso de Pedagogia. Convide seus amigos para fazer esse ótimo curso
•    Breve descrição da profissão
O Pedagogo é o profissional que atua na área da educação. Essa atividade sempre existiu na história do Homem: os mais velhos ensinavam aos mais novos as tradições, a língua, a cultura e muitas outras coisas. Com o passar do tempo, surgiram as primeiras instituições mais parecidas com o que são as escolas de hoje em dia, nas quais o ensino ocorre de uma forma mais organizada e sistemática.
No Brasil, as primeiras escolas foram fundadas pelos jesuítas que vieram para cá após a chegada dos portugueses. A primeira atividade deles foi a de tentar “educar” os índios conforme os costumes europeus.
Hoje em dia o Pedagogo atua no planejamento e no desenvolvimento de metodologias de ensino e no acompanhamento de professores e alunos em diversos tipos de situações.

•    Áreas de atuação e mercado de trabalho
Nas escolas, o pedagogo está qualificado para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio, assim como para a participação nas atividades de gestão de processos educativos. Nas demais organizações da sociedade, o pedagogo está qualificado para exercer atividades de caráter educacional em empresas industriais e comerciais; hospitais, clínicas e organizações de recrutamento de pessoal; organizações sociais e religiosas, igrejas, ONGs, associações e sindicatos, entre outras.
Além do trabalho como professor, o Pedagogo realiza outras atividades na escola. Ele pode ser diretor, ficando responsável por toda a administração da instituição; pode ser coordenador ou orientador, funções nas quais acompanhará os alunos e os professores no dia a dia. Além disso, ele pode ser supervisor de ensino. Sua função será a de acompanhar, orientar e fiscalizar o trabalho desenvolvido por várias escolas de uma certa região.
Ainda nas escolas e instituições como creches e orfanatos, o pedagogo pode trabalhar na alfabetização de adultos, no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e no ensino para pessoas com deficiências físicas ou mentais.
Quem for trabalhar nessa área deve sempre estar estudando e pesquisando. O profissional que não faz isso acaba ficando desatualizado e perdendo boas oportunidades de emprego. 

O que você irá estudar

O Curso de Pedagogia oferece fundamentação teórico-prática necessária à formação competente e responsável de profissionais com compreensão crítica da relação escola/sociedade, comprometidos com uma educação de qualidade. A proposta curricular organiza-se em quatro grandes áreas: Fundamentos da Educação (Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Psicologia e Políticas Educacionais), Cotidiano Escolar (Alfabetização e Letramento, Didática, Metodologias de Ensino, Avaliação Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Arte e Educação), Gestão Pedagógica (Gestão e Trabalho Docente e Teorias de Currículo), e Integração Teoria e Prática (Estágios e Pesquisa Pedagógica). Destacam-se nessa formação os seminários interdisciplinares, os projetos e atividades de extensão e os laboratórios de pesquisa e práticas educacionais.

•    Curso

A duração média é de quatro anos.
Alguns dos principais cursos de Pedagogia são: USP(SP), UFMG(MG), UFRGS(RS), UFScar(SP), UnB(DF) e UNICAMP(SP).

•    Dicas: Habilidades e Interesses
•    Quase toda pessoa que trabalha com Educação atua, em algum momento, como professor. Isso é fundamental para a formação geral do profissional e é uma das etapas da carreira. Ninguém começa como diretor de escola.
•    Para atuar no campo da Educação, você passará a maior parte do seu tempo com outras pessoas, sejam elas alunos, pais ou profissionais da escola. Se você não gosta de trabalhar em grupo pode ser que tenha dificuldades nessa área.

•    Profissões afins
Esses são alguns dos profissionais com quem você provavelmente irá trabalhar:
•    Professores de História, Matemática, Português, Física e de outras matérias;
•    Psicólogo;
•    Fonoaudiólogo.


             PUC Minas
Recomendo Curso de Pedagogia Hospitalar Recomendo Curso de Educação Infantil

Comente com o Facebook:

Receba nossas postagens