Pular para o conteúdo principal

5 dicas que vão ajudá-lo a escolher o tema do TCC


Dicas para ajudá-lo na escolha do tema do TCC
Se você está indo para o último ano da faculdade, provavelmente uma coisa vem tirando o seu sono: o trabalho de conclusão de curso. É normal se sentir tenso com o tão falado TCC, uma vez que ele garantirá o seu diploma. Porém, escolhendo o tema certo, tudo ficará mais fácil. Se você já pensou e repensou diversas possibilidades e até agora não chegou a conclusão nenhuma, confira 5 dicas que vão ajudá-lo a escolher um tema para o seu TCC:

Leia também:

 1. Afinidade

O primeiro passo ao avaliar os temas para o seu TCC é escolher um com o qual você tenha afinidade. Considere a proposta do seu curso, mas procure pensar em assuntos que despertam o seu interesse. Ao escolher um tema qualquer, você corre o risco de ficar preso a um trabalho maçante e acabar perdendo a motivação em concluí-lo.


 2. Tempo

Leve em conta também a quantidade de tempo que você terá disponível para realizar o projeto. Essa informação é fundamental para que você escolha um tema de pesquisa acessível, que não levará mais tempo do que você tem para ser estudado.


 3. Relação com a área de estudo

O tema escolhido por você deve ter relação com a sua área de estudos. Embora pareça uma dica óbvia, muitos estudantes demoram para entender que nem todo tema é adaptável para a sua realidade. Se você é um estudante de matemática, por exemplo, não adianta sugerir um tema voltado para a área da saúde, por mais que você se interesse por ele. Procure ser pertinente em suas escolhas, isso vai facilitar a sua vida durante a produção do trabalho.


 4. Relevância

O tema escolhido por você deve ter relevância para a sua área de estudos e, de preferência, para a sociedade também. Muitos estudantes enfrentam dificuldades nesta etapa porque querem encontrar um tema que jamais tenha sido abordado, o que é quase impossível. Porém, é possível encontrar um novo ponto de vista para um tema que já foi discutido, cabe a você manter uma postura inovadora e encontrar um novo modo de agregar importância a esse tema.


 5. Bibliografia

Uma bibliografia de qualidade é essencial para produzir um trabalho rico. Por isso, antes de escolher o seu tema, faça um levantamento superficial apenas para saber se você terá boas fontes de consulta ao longo do trabalho. Se a pesquisa mostrar um resultado negativo, talvez seja o caso de repensar a escolha do tema: pouco referencial teórico dificulta a realização do seu projeto.






Recomendado

loading...

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai dispensar escolas de cumprir 200 dias letivos

O governo prepara uma medida provisória para liberar as escolas do país da exigência legal de cumprir 200 dias letivos em 2020. Por causa do avanço no novo coronavírus, as aulas estão suspensas em boa parte do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases estabelece que as escolas cumpram todo ano, no mínimo, 200 dias letivos, distribuídos em dois semestres, totalizando 800 horas de aula. Com as medidas de restrição impostas por diversos Estados e municípios, a avaliação é que será muito difícil cumprir a exigência. A dispensa valerá para o ensino fundamental e médio de todas as escolas, públicas e privadas. Ela não se aplica à educação infantil, já que, para os alunos dessa faixa, não há exigência legal do cumprimento do calendário de 200 dias letivos.
Continue lendo na CNNBRASIL

Rotina para a primeira semana de aula

Olá!
Confira essa rotina feita pelo blog Ensinando com Carinho:
Clique para ampliar






Blog Ensinado com Carinho

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos, eles vão co…

Leia também

loading...