Pular para o conteúdo principal

Livros, vídeos e informações para quem trabalha com a primeira infância


Aprender sempre. É assim que um profissional da saúde, educação ou promoção social, que atua com a primeira infância posiciona-se diante de sua formação e do conhecimento. Por isso, selecionamos alguns materiais que o ajudarão a reciclar e atualizar suas práticas.
A primeira dica é para vídeos disponibilizados pela Cindedi (Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento e Educação), um centro de pesquisa instalado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), que se consolidou nacional e internacionalmente através de pesquisas sobre interação, adaptação e arranjo espacial em creche e pré-escola, produzindo material didático destinado à formação de professores.
Dentre os vídeos que você pode solicitar estão: “Bebê interage com bebê?”, “Creche e letramento”, “O lobo que virou bolo: práticas educativas alimentares”. Para adquiri-los, basta entrar em contato com o grupo pelo e-mail cindedi@ffclrp.usp.br ou pelo telefone (16) 3602-3791.
No site da Casa Redonda ,um espaço para crianças brincarem e trabalharem diversas habilidades essenciais ao seu desenvolvimento, há outras opções interessantes de filmes para você ampliar seu conhecimento. “Histórias de todo o dia” mostra as respostas das crianças a um repertório de ritmos, cantigas e danças da raiz da cultura brasileira. No vídeo “Eu que me ensinou”, é explorado o brincar como linguagem universal da cultura da infância.
No acervo digital da FMCSV há vários filmes sobre o desenvolvimento da primeira infância. O “Estresse tóxico prejudica o desenvolvimento saudável” foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como a criança que aciona com frequência seu sistema de reação ao estresse, sem contar com um adulto que a acolha e acalme, pode sofrer uma séries de problemas emocionais no futuro.
Esse vídeo faz parte do conjunto ‘Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância’, composto por mais dois filmes: ‘As experiências moldam a arquitetura do cérebro’ e ‘O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro’.
Como dica de leitura, veja o que pesquisamos para você:
Infância brasileira e contextos de desenvolvimento, organizado por E.R. Lordelo, Ana M. A. Carvalho e S.H. Koller, da Editora da Universidade Federal da Bahia, 2002. Aprendendo com crianças de zero a seis anos, de Ana M. A. Carvalho, Maria Isabel Pedrosa e Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, da Cortez Editora, 2012.Fundamentos do Desenvolvimento Humano – da gestação aos 3 anos, organizado pelo Dr. Saul Cypel, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2012  Enciclopédia sobre o desenvolvimento na Primeira Infância, produzida pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CEDPI) e pela Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (REC-DPI).
Bom aprendizado!
Fonte: FMCSV

Postagens mais visitadas deste blog

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista

Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial que recebe em situações co