Pular para o conteúdo principal

12 dicas para incentivar as habilidades de comunicação da criança


Algumas dicas e truques podem incentivar as habilidades de fala e de comunicação. Aqui estão 12 delas e você pode conversar com seu fonoaudiólogo sobre usá-las:
1. Fale!!
Tire um tempo para falar COM os seus filhos , e não sobre eles, mas para eles. Sente-se, esqueça tudo o que está ao seu redor, olhe para o seu filho nos olhos e converse. Escolha qualquer assunto ou deixe-os escolher quando tiverem idade suficiente. Faça disso um hábito. E , lembre-se, o contato visual é importante. As crianças não estão apenas aprendendo a ouvir e aprender a falar, eles estão aprendendo a “ver” a linguagem do corpo também.
2. Ler em voz alta.  Leia . Leia . Leia .
Crianças gostam de ouvir histórias, e usando deste interesse você pode usar um livro, inventar histórias ou estimulá-los a fazer uma com você. Você pode começar uma história e deixar seu filho terminá-la ou pedir a ajuda de outras pessoas para incrementar a história. Livros e contos incentivam o desenvolvimento da linguagem como nada mais é capaz!
3. Placas de sinalização
Coloque sinais em torno de sua casa. Pendure um quadro em que você possa desenhar e apagar. Use cartões de permitido, provido, escreva palavras e frases que seu galho consegue ler. E, sempre chame atenção dele para placas de sinalização em ambientes públicos. Sialização é outra forma de se comunicar.  Uma boa ideia de brincadeira usando sinalização é uma caça ao tesouro com um mapa!!! Envolva o seu filho em brincadeiras como esta e veja-os gritar de alegria quando eles entenderem uma sinalização.
4. Ouça
Se você é um conversador, pare de falar e comece a ouvir. Torne-se atento e preste atenção na linguagem verbal e não verbal do seu filho.
5.  Movimente
Ir para uma caminhada , pular de um trampolim ou balançar. Você vai se surpreender o quanto mais eles vão verbalizar e falar quando eles estão se movendo.
6. Você e seu filho “em cena”!!
Crie uma peça ou um filme para você e seu filho atuarem,; ou quem sabe, um microfone ou máquina karaoquê. Não há nada como um microfone para incentivar os seus filhos a falarem. Deixe-os também fazerem seus próprios shows.
7. Skype, FaceTime ou outro chat
Iniciar um hangout ou apenas bate-papo que envolva seu filho. Incentive ele a fazer chamadas para amiguinhos ou primos que ele gosta muito. Crianças gostam de falar no computador com os amigos, avós e irmãos que não estão em casa. Estabeleça um horário regular, a cada semana.
8. Use Apps
Há muitos apps que incentivam a fala e a linguagem, alguns são bichinhos que repetem o que a criança fala, mas faça isso com cautela. Muito tempo usando aplicativos pode realmente atrapalhar a comunicação entre pessoas reais. A tecnologia é fabulosa, mas tem que ser usada com cautela para que faça bem.
9. Rostos Espelho
Desenhar rostos em um espelho, limpe e apague com um marcador. Isso pode render uma boa brincadeira de imitação.
Fonte: reab.me

Postagens mais visitadas deste blog

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista

Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial que recebe em situações co