Pular para o conteúdo principal

Crianças percebem quando adultos mentem ou omitem informações

curitibapsicologa.wordpress.com


A mentira tem perna curta, e o nariz de quem mente fica longo, longo. Qualquer criança costuma repetir isso, e a ciência agora prova que elas entendem do assunto: segundo um novo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), os pequenos percebem quando um adulto quer enganá-las ou omitir alguma informação.
Os cientistas cognitivos destacam que identificar em quem confiar é uma habilidade importante para o aprendizado em uma idade precoce, porque muito de nosso conhecimento sobre o mundo vem de outras pessoas.
— Quando alguém nos fornece uma informação, nós não aprendemos apenas o que está sendo dito. Também aprendemos alguma coisa sobre aquela pessoa — destaca Hyowon Gweon, coautora da pesquisa, publicada na revista “Cognition”. — Se a informação for precisa e completa, então você pode confiar naquela pessoa no futuro. Se ela ensinou algo incorreto, ou se omitiu alguma coisa importante, você pode suspender sua confiança.
Desconfiança com professor
A equipe de Hyowon deu a 42 crianças, todas entre 6 e 7 anos de idade, um brinquedo em forma de pirâmide. Para um grupo, o brinquedo tinha apenas um recurso, que era puxar uma corda. Já o outro grupo recebeu um brinquedo idêntico, mas com quatro funções. Além da corda, ele poderia acender uma luz, girar um globo e reproduzir uma música.
Depois, as crianças assistiam a dois fantoches, que interpretavam um professor e um aluno. O “professor fantoche” mostrava o brinquedo, mas apresentava apenas a brincadeira com a corda.
As crianças, então, deveriam dar notas, em uma escala de 1 a 20, sobre sua confiança naquele professor. O grupo que tinha o brinquedo mais completo deu notas muito menores. Segundo os cientistas, essas crianças teriam pensado que o fantoche estava omitindo informações sobre os outros três atrativos.
O segundo experimento foi mais complexo. Nele, 75 crianças foram divididas em três grupos. Um recebeu o brinquedo mais simples — aquele que tinha apenas a brincadeira com a corda. O segundo grupo ganhou o brinquedo mais complexo, com quatro atividades, mas os professores só comentaram sobre a presença da corda.
A terceira equipe também recebeu o brinquedo complexo. Estas crianças, no entanto, foram orientadas a usar as quatro ferramentas.
Depois, todos ganhavam um brinquedo novo, e os cientistas contaram que um tubo amarelo, ao ser puxado, provocaria um som estridente.
As crianças que haviam brincado com as quatro tarefas do outro brinquedo cumpriram rapidamente as ordens do pesquisador. Os outros dois grupos, aos quais só se ensinou a brincar com a corda, demoraram até três minutos, o tempo limite da experiência, analisando o novo brinquedo e buscando ferramentas “ocultas”. Eles acreditavam que alguma informação fora omitida.
— Isso mostra que as crianças não são sensíveis apenas para identificar o que está certo ou errado — analisa Hyowon. — Elas podem avaliar os outros com base em quem dá a informação e se ela é precisa. E esse julgamento pode interferir em como será o seu aprendizado no futuro. Vai depender se o professor já cometeu o “pecado” da omissão.
Segundo Fábio Barbirato, chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio, o estudo do MIT mostra como a criança pode observar “o que uma pessoa diz sem dizer”.
Confiança é menor até os 4 anos
O grau de confiança da criança varia de acordo com sua idade. Ele é menor em crianças de até 4 anos — o que pode explicar o medo de se separar dos pais quando entram na escola. Com cerca de 5 anos, ela percebe que o professor a trata com afeto, mas não sabe o motivo.
— A partir dos 6 anos, a criança tem uma formação neurobiológica que lhe permite saber, por exemplo, o que outras pessoas pensam sobre ela, quando estão sendo sarcásticas e quando mentem — explica.
Com o cérebro ainda em desenvolvimento, estão sendo criadas as conexões. Nesse estágio, a criança tem mais chances de se recuperar de uma situação traumática do que o adulto e de recobrar a confiança.


Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/criancas-percebem-quando-adultos-mentem-ou-omitem-informacoes-12835832#ixzz36R6yMP9u

Postagens mais visitadas deste blog

10 elogios que seus filhos precisam ouvir

Nossos filhos precisam ouvir palavras de afirmação de nós a cada dia. Às vezes, é fácil esquecer que nossos filhos têm as mesmas necessidades profundas e emocionais que nós. Mas quando paramos nossas tarefas para elogiá-los de maneira sincera, isso aumenta a sua autoestima e a qualidade de nosso relacionamento com eles. Se você está querendo ter uma conexão mais profunda com seus filhos, pense em como você pode adaptar um desses 10 elogios especialmente para eles. 1. Adoro ver você jogar/fazer isso Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele é bem-sucedido em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os seus esforços, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine a seu filho que é o esforço, mas nem sempre o resultado, que importa. Esse é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável. 2. Estou tão feliz por você ter escolhido passar um tempo comigo hoje Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos

Download Livros de Histórias Infantis em PDF e Powerpoint

Clique na imagem para baixar: A Ovelha que veio para o Jantar – Joelle Dredemy A Pequena Ditadora – Luciano Trigo A Sopa Verde A Vaca que Botou um ovo – Andy Cutbill A Pequena Fada das Estrelas – Harmund Bieber Adeus Chupeta – Brigite Wineger Adoro Chocolate – Davide Cali – Evelyn Daviddi Kiko, o dentinho de leite Fonte: Atividades Pnaic

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista

Enquanto sua irmã gêmea se desenvolvia normalmente, o progresso da canadense Carly Fleischmann era lento. Logo foi descoberta a razão: aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com autismo severo. Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar – mas encontrou outro meio de se comunicar. Aos 11 anos, ela foi até o computador, agitada, e fez algo que deixou toda a sua família perplexa: digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu correndo para vomitar no banheiro. Supostamente, Carly nunca tinha aprendido a escrever. Mas aquilo mostrou que acontecia muito mais em sua mente do que qualquer um poderia imaginar. E foi assim que começou uma nova etapa em sua vida: ela foi incentivada a se comunicar mais desta forma e a criar contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Também ajudou o pai a escrever um livro sobre a sua condição e deu as informações para a criação de um site que simula a sua experiência diária com toda a descarga sensorial que recebe em situações co